Luiz Bandeira
Grande parte das queixas que chegam à redação do jornal O Diário e Diário TV vem dos muitos buracos abertos em vias nos bairros e também no Centro da cidade. Esses danos na cobertura das ruas podem causar acidentes, danificar veículos e deixam um aspecto de abandono, prejudicial à imagem de uma cidade que pretende se fixar como um dos melhores destinos turísticos do país. A situação piorou devido ao setor responsável pelo serviço no governo municipal ter ficado sem material para trabalho, em consequência de necessidade de negociação com a fornecedora. Resolvida a situação, e enquanto o governo do estado não cumpre a promessa de trazer o programa “Asfalto Presente”, que prevê a recuperação de 100 quilômetros de vias públicas, na cidade e interior, a secretaria de Serviços Públicos retoma a manutenção interrompida por conta de um pedido de readequação financeira por parte da empresa fornecedora dos implementos necessários para a produção da manta asfáltica.
Nesta segunda-feira, 16, nossa equipe acompanhou a operação tapa buracos na Rua Marechal Rondon, no bairro Vila Muqui, onde encontramos o secretário Davi Serafim, que falou sobre a retomada deste importante serviço. “A gente ficou mais ou menos 20 dias sem operação tapa buraco devido ao reequilíbrio de preço das empresas que fornecem o ‘cap’, que faz o asfalto, derivado do petróleo e do diesel que vem subindo a toda hora. As empresas não tiveram como cumprir o seu contrato, entraram junto à procuradoria do município solicitando o reequilíbrio de valores, isso aí foi concedido e agora estamos retomando os trabalhos a todo o vapor”, esclareceu.
A empresa é contratada por licitação pela prefeitura para fornecer todo o material para confecção do asfalto, brita, areia e emulsão asfáltica. Também de acordo com Davi Serafim, todos esses componentes tiveram os preços reajustados em consequência da alta do petróleo e do frete. O secretário adiantou ainda que outros bairros serão contemplados com o serviço nesta semana. “Começamos pela Vila Muqui, centro da cidade, Rua Padre Tintório, Bairro de São Pedro, Bairro de Fátima, alguns ponto que já estão mapeados para gente dar continuidade ao trabalho. Estamos com duas equipes fazendo aplicação de asfalto”.
Novos uniformes
Davi Serafim revelou ainda que as equipes da secretaria de Serviços Públicos, que trabalham no recapeamento receberão uniformes e EPIs. “Semana que vem se Deus quiser já vamos estar com nossas equipes todas uniformizadas nas ruas”, revela o secretário, que ainda indicou ao contribuinte a forma correta de pedir conserto da sua rua. “Lembrando a todos os nossos contribuintes que qualquer solicitação, qualquer problema na sua rua, entre os canais oficiais da prefeitura através do e-Ouve, nosso aplicativo, faça a sua reclamação que a gente vai estar pronto para atender o quanto antes possível”, pontuou Davi Serafim.
Retomada acontece depois de longo período sem fornecimento de implementos necessários para confecção do asfalto