Luiz Bandeira
As árvores e alguns equipamentos do canteiro central da Reta, jardim do Palácio Teresa Cristina e das praças Baltazar da Silveira, na Várzea, e Nilo Peçanha, no Alto, estão recebendo os cordões luminosos da decoração natalina. Além disso, os elementos decorativos utilizados no ano passado, como guirlandas, laços, bonecos, trenzinho e painéis cenográficos, estão sendo recuperados e reciclados para dar um toque especial à ornamentação da cidade. Entre eles, o Pórtico do Soberbo, Feirinha do Alto, Centro de Atendimento ao Turista, Casa de Cultura Adolpho Bloch e a Casa da Memória Arthur Dalmasso.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, o trabalho tem o apoio da Secretaria de Turismo e de servidores das secretarias de Agricultura, de Obras e de Serviços Públicos. A prefeitura anunciou a intenção de incluir apresentações musicais e de teatro, a programação cultural está em fase de elaboração, como revelou a secretária municipal de cultura, Cléo Jordão, entrevistada pelo jornal O Diário e Diário TV nesta sexta-feira, 28. “A gente vem desde 2018 procurando fazer uma decoração para abrilhantar a nossa população e o nosso turista. O quê a gente tem feito nos últimos anos é aumentando um pouquinho a decoração e a gente trabalha com o que temos, reciclando esse material”, revela a secretária, que disse ainda que muito antes de instalar os elementos decorativos, servidores trabalham reciclando o que vem sendo usado em natais passados e ainda que espera receber ajuda de parceiros. “Temos uma equipe muito eficiente que é a equipe do galpão da cultura, a gente deve muito ao Milton e a equipe do turismo, que trabalha no resgate na restauração dos elementos que a gente já tem e com isso a gente gera uma economia na cidade, não tem gastos pra fazer a decoração, mas também buscamos os parceiros. A gente ainda conta com grandes parceiros empresários da cidade, com o SESC, com o Sincomércio pra abrilhantar mais a nossa decoração”.
A decoração natalina tradicionalmente enfeita ruas da região central ou no bairro Alto, porém Cléo disse que a intenção é ampliar para outros bairros e interior. “É um pedido que o prefeito Vinicius Claussen vem sempre nos fazendo e a gente acaba dependendo das parcerias, porque o nosso objetivo é ampliar a decoração para outros bairros e vindo essas parcerias, logicamente a gente atende bairros e até o interior que merecem também ter a decoração”, garante a secretária. Para eventos culturais e de inauguração da decoração natalina, Cléo Jordão revela que é aguardada uma verba do Ministério do Turismo. “Estamos dependendo de uma resposta de uma emenda, que ainda está sob análise do Ministério do Turismo, para trazer grandes shows, uma programação de dois meses para a nossa cidade, que começa em novembro e finaliza com o encontro das nossas duas Folias de Reis no dia seis de janeiro”.
Cuidados
A secretária de Cultura disse ainda que espera contar com a população na preservação dos elementos decorativos. “A gente resgata o que a gente tem e a gente espera conseguir parcerias para trazer grandes surpresas para a decoração da nossa cidade. Eu espero que tenhamos essas parcerias, espero que tenhamos a compreensão das pessoas que moram na cidade que podem contribuir na preservação dos nossos elementos decorativos. Nós já fizemos toda a parte da iluminação das árvores da Reta e de algumas praças e que as pessoas as mantenham para que a gente tenha um natal brilhante com muita luz e com muita paz e que o turista venha pra nossa cidade, que fique aqui vivendo esse momento mágico pra todos nós”, pontuou Cléo Jordão.