Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

OMS alerta para impacto da pandemia no tratamento do câncer

Houve interrupção dos serviços em um terço dos países da região

RTP – Rádio e Televisão de Portugal
A Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa alertou hoje (4) para o impacto da pandemia de covid-19 no tratamento do câncer, que considerou catastrófico, apontando interrupções nos serviços em um terço dos países da região.

"O impacto da pandemia sobre o câncer na região é catastrófico", disse o diretor da OMS na Europa, Hans Kluge, no Dia Mundial do Câncer.

Entre os 53 países da região para a OMS (incluindo vários da Ásia Central), um em cada três países interrompeu parcial ou totalmente os seus serviços oncológicos por causa da mobilização contra a pandemia e das restrições de viagens.

"Alguns países tiveram escassez de medicamentos anticancerígenos e muitos registraram queda significativa em novos diagnósticos de câncer, mesmo em países mais ricos", observou Kluge, em comunicado, atribuindo o agravamento das desigualdades à crise económica.

Na Holanda e na Bélgica, durante o primeiro confinamento na primavera de 2020, o número de casos diagnosticados caiu de 30% a 40% e no Quirguistão caiu 90% em abril de 2020, disse o diretor.

A OMS prevê que os atrasos no diagnóstico e tratamento no Reino Unido levem a um aumento de 15% nas mortes por câncer colorretal e 9% por câncer de mama nos próximos cinco anos.

Na Europa, o câncer, o diabetes e as doenças respiratórias crónicas são responsáveis por mais de 80% das mortes a cada ano.

A OMS pretende mobilizar novamente as autoridades, com uma iniciativa focada especialmente na prevenção, detecção precoce e acesso para todos ao diagnóstico e tratamento.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 11/04/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Arquiteto detalha projeto da capela que será construída na Colina dos Mirantes

Abertura da trilha da Pedra do Sino completa 185 anos

Após reforma, UPA de Teresópolis terá número de leitos ampliado

Águas da Imperatriz nega relação de obras com desabamento da Rua Jaguaribe

Interdição programada na Serra Rio-Teresópolis neste domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE