Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

RATOS NA CAIXA D´ÁGUA: Comissão de Educação e Saúde vai debater situação da Creche Municipal

Encontro envolve também pais e responsáveis por crianças. Outras creches da comunidade serão vistoriadas

Marcello Medeiros

Nesta terça-feira (29), foi realizada nova reunião com pais e responsáveis dos alunos da Creche Municipal São Pedro, unidade que está fechada há nove dias após a identificação de uma infestação de roedores, encontrados inclusive na caixa d´água. A expectativa era que a reabertura ocorresse nesta data, mas foi realizado um encontro que todas as demandas relacionadas à presença de roedores nas dependências da creche fossem esclarecidas e as crianças possam voltar às aulas com segurança em breve. Em nota encaminhada à imprensa, a Prefeitura de Teresópolis informa que criou uma comissão formada por servidores das secretarias municipais de Educação e de Saúde, sob a coordenação das secretárias Satiele Santos (Educação) e Clarissa Rippel (Saúde), para dar continuidade ao diálogo e ao atendimento das demandas da comunidade escolar da creche.
A reunião contou com a presença da secretária de Educação, Satiele Santos, do subsecretário de Vigilância em Saúde, Alechandre Miranda, e da médica sanitarista/infectologista Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, da Vigilância Epidemiológica, setores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Os pais puderam tirar dúvidas sobre vários assuntos e fazer seus pedidos com relação à unidade.
“A Secretaria M. de Saúde estipulou um protocolo de atendimento para todas as crianças da creche nas unidades de saúde do bairro e arredores. O atendimento também será estendido aos funcionários da unidade de ensino para qualquer tipo de intercorrência de saúde. Ficou agendada nova reunião entre a Comissão da Prefeitura e os pais para a próxima sexta-feira, dia 1º/11”, informa a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Ainda de acordo com o posicionamento oficial da gestão, todas as medidas sanitárias necessárias estão sendo tomadas para que a creche esteja em condições salubres para receber os alunos e equipe escolar. “Seguindo orientação das equipes técnicas da Secretaria M. de Saúde, para segurança de todos que frequentam a unidade, a previsão é de que as aulas na unidade de ensino sejam retomadas na próxima segunda-feira, 4 de novembro”, indica a PMT.

Medidas sanitárias
Também foi reforçado que, seguindo o protocolo de medidas sanitárias, ao constatar a presença de fezes de roedores na unidade, na última segunda-feira, 21, a Secretaria de Educação liberou os alunos, fechou a escola para atendimento ao público e acionou a empresa especializada que já realiza regularmente os serviços de desinsetização, desratização e descupinização nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis para que fosse feito reforço no serviço na referida creche.
“A SME frisa que a aplicação dos devidos produtos é feita regularmente tanto na Creche São Pedro quanto nas demais unidades de ensino do município. Na Creche São Pedro, as últimas aplicações foram feitas nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e reforço no último dia 23/10. Outra medida tomada foi o acionamento de empresa especializada para higienização do reservatório de água (caixa d´água), trabalho executado na terça-feira, 22/10. A escola também realizou uma reunião com os pais e responsáveis para comunicar sobre a situação”, informa a nota da PMT.

Mais sobre as ações
Uma equipe do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde compareceu à unidade e realizou no entorno da creche a aplicação de produtos para desratização e deu orientações aos funcionários sobre os procedimentos a serem seguidos. Também foi iniciada a instalação telas de proteção nas caixas d´água. Nesta quarta e quinta, esse trabalho será finalizado. Além disso, será feita desratização no entorno de todas as unidades de ensino do bairro.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Parlamento Juvenil tem início na próxima segunda-feira

Ceso e Unifeso promovem ações de conscientização sobre saúde bucal

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE