Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Testemunhas da esperança

As testemunhas do Cristo aguardavam seu momento kairológico. O instante que aprofundaria sua experiência enlaçada com aquele que realizou o pleroma escatológico, ao mesmo tempo que principiou e possibilitou o Reino de Deus. As atitudes de Jesus, sua vida, ressignificou os espaços existenciais e as esferas litúrgicas, a partir dele os homens e mulheres que buscassem a Deus em espírito e em verdade, o encontrariam nos mais diversos endereços. Não há um aprisionamento do sagrado, mas sim um renovo das esperanças de uma presença percebida e recepcionada a cada instante, nas trivialidades, na cotidianidade, nos detalhes. Testemunhas aqui, no texto original, é o termo que serve para designar e indicar as testemunhas do Ressuscitado. Portanto, há uma especificidade na terminologia, e, a mesma indica o que seria recorrente nos discursos apostólicos, tais como apresentado em Atos 2.32: “Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas disso” como também em Atos 4.33: “Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. ”
A orientação era clara e objetiva: “quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. ” (Atos 1:8) Os primeiros a serem reanimados, revitalizados, potencializados pelo Espírito, ouviram e seguirma a partir de então o chamamento: “…Mas olhem e vejam bem os campos: o que foi plantado já está maduro e pronto para a colheita. ” (João 4.35b) O Espírito consola, aconselha, acompanha, presencializa, potencializa e enche a testemunha, aqueles que portam a esperança ativa e que percebeu seu papel construtor da realidade de um reino que não se sabe o tempo e o espaço, pois será realizado em todo os aspectos espaço-temporais da existência humana. Não é um ali ou aqui, mas o Reino assumido dentro do coração é factível entre nós, a partir de nossas meta-realizações.
A esperança foi e segue animada pelo poder do Espírito Santo. As testemunhas viram na Ressurreição o virar de página para um nova trajetória existencial e espiritual. Transcendendo as expectativas humanas e fortalecendo a caminhada de uma igreja cheia de vitalidade e desafiada a cada dia mais a potencializar suas entranhas geradoras a partir do poder do Espírito.

Tiago

Tiago Sant'Ana

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 14/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Motorista perde o controle e causa acidente na Várzea

Polícia Federal prende Braga Netto

Teresópolis registrou 243 crimes ambientais até novembro

Lançamento do livro “1922. As Eleições em Teresópolis” neste sábado

NA LISTA DO GUINNESS BOOK: Papai Noel com mais tempo em atividade no mundo é de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE