Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

A força da mulher negra em espetáculo no Sesc Teresópolis

“Meus Cabelos de Baobá” se desenrola em torno da Rainha Dandaluanda

No próximo dia 29, às 19h30, o Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Meus Cabelos de Baobá”. Inspirado nas estéticas e no caráter cíclico das mitologias africanas, a obra teatral com autoria e atuação de Fernanda Dias, direção de Vilma Melo se desenvolve em torno da Rainha Dandaluanda. “Podemos notar que no cenário cultural brasileiro os padrões e valores eurocêntricos dominam a cena. A carência de uma estética negra, neste campo, ainda é uma ação recorrente. Trata-se de um conjunto de engrenagens que silencia de modo subliminar as mulheres, principalmente as mulheres negras”, relata Fernanda Dias, autora do texto e atriz protagonista.
Ao se deparar com episódios nefrálgicos na infância, fantasia um diálogo com o Baobá e é correspondida. A magia que emana da árvore de origem africana, invade a cena e faz com que a mulher Dandaluanda, também alimentada pela sua ancestralidade, valorize sua identidade negra e se torne rainha. A árvore milenar de galhos compridos e raízes fortes é a referência de suas ancestrais femininas, ensinou-lhes valores africanos que serviram como antídotos que a faz e despertar para uma nova vida. Primeiro, como menina; em seguida como mulher e finalmente como rainha.
FICHA TÉCNICA: Dramaturgia e idealização: Fernanda Dias; Direção: Vilma Melo; Argumento: Simone Ricco; Elenco: Fernanda Dias e Lidiane Oliveira; Musicistas: Beà e Rapha Morret (stand in); Figurino: Clívea Choen; Desenho de luz: Binho Schaefer; Operador de luz: Victor Tavares; Direção musical e percussão: Beà; Coreografias: Fernanda Dias e Charles Nelson; Concepção de cenário e projeto gráfico: Cachalote Mattos; Produção executiva e assessoria de imprensa: Claudia Bueno; Realização: SESC RJ.

SERVIÇO
29 de abril – sábado – 19h30
Sesc Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis
Ingressos: R$ 10 (Inteira) / R$ 5 (Meia)
Classificação indicativa para maiores de 10 anos

Edição 17/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

Teresópolis recebeu etapa do Circuito Carioca Master de Vôlei de Praia

Quatro fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Moradores da Rui Barbosa denunciam calçada em situação irregular

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE