Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

ATL: UMA JOVEM DE 60 ANOS

*  Delmo Ferreira

O dia 21 de abril de 2021 marca os sessenta anos de fundação da Academia Teresopolitana de Letras.  Embora impossibilitados, pela força das circunstâncias, de uma comemoração à altura de nossas tradições, não poderíamos deixar passar em branco uma data tão importante em nossa história.
Ao longo de seis décadas a ATL tem estado presente de forma marcante na cultura de Teresópolis, e os últimos tempos essa presença tem saído das fronteiras do município e vem ganhando o mundo, com a participação de Acadêmicos e Acadêmicas em festivais, concursos literários e outros eventos de expressão nacional e internacional. Nossa produção literária é constante e de qualidade indiscutível haja vista as incontáveis premiações.
Nossos Confrades e Confreiras vêm ocupando cada vez mais espaço na divulgação de nossa obra literária, e colaborando de forma expressiva no aumento da representatividade de Teresópolis no cenário cultural, do Estado e do País.  
“Uma Academia Viva”, foi o lema que adotei no meu primeiro mandato como Presidente, e que venho reiterando nas outras vezes em que, como atualmente, ocupo por delegação gentil de meus pares a Presidência da ATL. E assim tem sido: uma instituição vibrante, com papel ativo na formação de novos valores culturais, e na descoberta de novas lideranças nas diversas áreas da cultura.
A ATL é eclética em sua composição; temos escritores, professores, magistrados, poetas, historiadores, cientistas, uma constelação de pessoas do mais alto nível em diversos ramos da Cultura, e cujo renome enche de orgulho a Instituição.               
Fundada por um pequeno grupo de homens de relevo, tendo à frente a figura ímpar de Arthur Dalmasso (médico, poeta, artista plástico, contista e acima de tudo um homem inovador e muito à frente do seu tempo), nosso sodalício nunca parou no tempo nem se permite repousar sobre as glórias do passado; ao contrário, busca a cada dia mais e novas atividades, cria novas metas e desafios, e a cada ano somam-se os esforços de seus membros para dar intensa contribuição à cidade onde temos nossa origem acadêmica.
Graças à generosa contribuição do inesquecível Luiz da Fonseca Costa, saudoso marido da Acadêmica Maria Helena da Fonseca Costa, temos agora nossa sede própria, com instalações de causar inveja a muitas organizações congêneres. No entanto, nossa sede estatutária, de coração, é na Casa de Cultura Adolpho Bloch, que tem o nome de um ilustre Acadêmico. Temos em curso uma extensa pauta de projetos, alguns já em andamento, outros em fase de planejamento, que serão implementados tão logo nos permitam as autoridades sanitárias.
Estamos ingressando definitivamente na modernidade, com presença nas mídias de facebook, instagram, whatsapp e youtube, além da modernização e ampliação do site da Instituição.
Tivemos proveitosa reunião com a Secretaria Municipal de Cultura, e firmamos um protocolo de coparticipação e apoio a todos os projetos da área.
Estamos programando para setembro, caso seja possível, um encontro estadual de Academias de Letras em nossa cidade, buscando uma integração entre as Academias a níveis regional e estadual, e da pauta do evento constará, entre outros temas relevantes, a realização ainda esse ano da Feira Literária de Teresópolis.
Essa é a ATL que sonhamos, e que estamos fazendo dia após dia. E a ATL é cada um de seus membros, cada Acadêmica e cada Acadêmico. 
Para marcar a data, a Diretoria houve por bem criar um troféu que será entregue, em ocasiões propícias, a diversas Entidades e personalidades que, ao longo desses sessenta anos, têm de alguma forma colaborado para o engrandecimento da ATL.
Agradeço aos meus Confrades e minhas Confreiras por terem, mais uma vez, a mim confiado a o comando dos destinos da Academia. Pretendemos deixar um legado de atividades de grande repercussão e efeito, e elevar, cada vez mais alto, o nome da Academia Teresopolitana de Letras.
No ano em que comemorei meu Jubileu de Prata como Acadêmico estar mais uma vez na Presidência e poder dizer que temos uma sede própria, com certeza marca minha trajetória como membro dessa Instituição que tanto amo.
Parabéns às Senhoras Acadêmicas e Senhores Acadêmicos, por fazerem parte da história da Cultura de Teresópolis. Temos feito muito, mas temos muito mais a fazer.
Vida longa e fecunda para a Academia Teresopolitana de Letras!
      *  Delmo Ferreira é professor, escritor, jornalista, palestrante, e ocupa pela quinta vez a Presidência da ATL.

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Dom Joel Portela visita creche construída pela Igreja Católica em Teresópolis

Prefeito cancela lei municipal que proíbe o fechamento de avenidas para a realização de festas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE