Capital nacional do lúpulo – ingrediente que garante gosto e aroma diferenciados à cerveja, Teresópolis sedia neste fim de semana, dias 21 e 22, um evento que promete se diferenciar no universo de uma das bebidas mais consumidas no mundo: o CervejElas 2023. Com foco em promover e valorizar a cultura cervejeira realizada por mulheres da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, ele terá produtos para degustação, palestras, live painting, shows, tatuagens e outras atrações, tudo com a marca delas. A entrada é franca. Segundo a organização, um dos objetivos do CervejElas 2023 é “ampliar a percepção do público sobre o consumo e produção da bebida, independente do gênero”. Mas vale dizer que a participação feminina na história dessa bebida é, no mínimo, menosprezada.
No Egito dos Faraós (2.000 a.C), por exemplo, acreditava-se que o próprio deus Osíris havia ensinado a elas os segredos dessa arte da fermentação. Mais modernamente, no século XII, foi uma monja beneditina e teóloga alemã, Hildegard von Bingen, quem adicionou o lúpulo à formula da cerveja.
Na Alemanha e na Holanda, pós Lei de Pureza que determinou os quatro ingredientes da bebida – água, malte de cevada e lúpulo -, as mestras cervejeiras tinham presença importante. Desde então, e apesar do domínio masculino do setor, as mulheres nunca deixaram de produzir com qualidade.
Sede – A escolha de Teresópolis para sediar o CervejElas 2023 se explica por três motivos: além de ter nascido na turma de Organização de Eventos do Senac local, a cidade integra a Rota Cervejeira RJ, que inclui as produtoras participantes do festival; e abriga a primeira cultura certificada de cinco tipos de lúpulo no País – aliás, um projeto também assinado por mulheres.
Serviço
– CervejElas 2023 – Festival com degustação de cervejas artesanais, palestras, live painting, shows, tatuagens e outras atrações.
– Datas/horários: Dias 21 e 22/01, das 14h às 22h.
– Endereço: Beer Garden (Rua Alfredo Rebelo Filho 660, Alto, Teresópolis). Entrada Franca.
– Programação e mais informações: https://cervejelas.com.br/ e @cervejelas.tere (Instagram).