Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Comércio de Teresópolis já com horário ampliado para compras de Natal

Lojas podem funcionar até às 22h. Estabelecimentos estarão abertos nos domingos dos dias 17 e 24

Isla Gomes

Com a chegada de dezembro, a expectativa é que a economia seja aquecida por conta das tradicionais festividades e férias de fim de ano. Com isso, são necessárias algumas modificações nos dias e horários de funcionamento no comércio do município. Portanto, a equipe da Diário TV e do Jornal O Diário foi até a Calçada da Fama nesta segunda-feira, 04, conversar com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis para elucidar os detalhes dessas mudanças e mais alguns pontos que cercam este assunto. “Este ano não tivemos grandes novidades, a partir deste dia 4 de dezembro o comércio já está funcionando em seu horário estendido, das 9h até às 22h, podendo abrir também nos últimos dois domingos, do dia 17 e 24. Vale ressaltar que, as pessoas que trabalharem nesses domingos citados, vão fazer jus a uma folga compensatória a ser gozada no mês de janeiro, então é importante que o empresário fique ciente que o profissional que trabalhar no dia 17 e 24 de dezembro tem direito a uma folga no primeiro mês de 2024”, explica Igor Edelstein.

Edelstein destaca ainda que os lojistas são obrigados a fornecer um lanche para os funcionários e colaboradores que estenderem o horário neste período de fim de ano, no valor mínimo de R$ 10. Essas horas a mais são chamadas de horas extraordinárias, ou, horas extras, e esta verba não tem natureza salarial porque é concedida para o trabalho e tem caráter indenizatório.  “Isso imprescindível e fundamental salientar, como é um horário estendido o empresário é deve conceder um lanche gratuito que poder ser dado in natura ou em forma de dinheiro pecuniário”, pontua.

Com a chegada de dezembro a expectativa é que a economia seja aquecida por conta das tradicionais festividades e férias de fim de ano. Foto: Gilberto Oliveira/O Diário

Compras online x comércio local
As compras online deixaram de ser um hábito apenas da nova geração. Com o avanço da tecnologia e o período da pandemia, comprar pela internet passou a ser algo comum entre todas as idades e classes sociais. Porém, o Presidente da CDL reforça a importância de não deixar de prestigiar o comércio local. “O mundo digital hoje faz parte da nossa vida, mas, a gente sempre pede para que priorizem o comércio local, aqui de Teresópolis, pois, uma das vantagens para o consumidor é a certeza de que será atendido em uma eventual necessidade de uma troca ou em caso de qualquer outro problema a pessoa poder ser atendida pessoalmente não tem comparação. Desta forma, a pessoa estará não só fortalecendo o comércio, mas a cidade como um todo. Lembrando que, o município tem o comércio como seu principal empregador, arrecadador de tributos, pagador de impostos, ou seja, a melhor escolha para este Natal é a população prestigiar seu comércio local”, conclui.

Edição 01/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

GCM e PM apreendem produtos de beleza e saúde vendidos em via pública

Estudantes na campanha contra o mosquito Aedes aegypti

Homem preso com maconha e cocaína em Água Quente

OABRJ e TRF2 realizam parceria para casos de regularização fundiária

Foragido da Justiça é localizado em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE