Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Internados em Teresópolis não completaram a imunização

Paciente em estado grave não foi vacinado. Outros dois, em leito clínico, receberam apenas a primeira dose

Luiz Bandeira

Nesta terça-feira, 16, a equipe do jornal O Diário e Diário TV esteve na Secretaria Municipal de Saúde para buscar informações sobre como anda o enfrentamento a Covid-19 no município. O secretário da pasta, Antônio Henrique Vasconcelos, recebeu nossa reportagem e detalhou como anda a vacinação e falou sobre os casos de internação. “A preocupação da SMS é imunizar o maior número de pessoas possível, se fizermos isso, conseguiremos eliminar o vírus do território, então quanto mais pessoas imunizadas mais rapidamente vamos deter esse vírus no território. Isso não adiante fazer só em Teresópolis, todas as cidades no entorno, todo mundo tem que estar no mesmo compasso. É uma busca de todos os 92 secretários de saúde do Estado do Rio de Janeiro, pessoas que estão imbuídos disso, em tentar vacinar o maior número de pessoas possível”, pontuou. 
Um importante parâmetro que demonstra o nível de risco de contaminação na cidade são as internações nas unidades de saúde. O secretário falou sobre os  casos contabilizados pela secretaria de Saúde. “No Hospital São José não temos nenhum paciente Covid internado, o setor está zerado. No Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano nós temos um paciente internado no CTI e dois em clínica médica, são esses três pacientes internados por coronavírus no município”, detalhou. Questionado sobre o perfil desses pacientes, Antônio Henrique informou que em todos os casos a imunização não foi completa ou nem foi iniciada. “Os três pacientes com casos bem clássicos para Covid. Os dois menos graves tomaram uma dose, estão estáveis devem receber alta, conversei com a direção do hospital, eles devem receber nesta quarta-feira. O mais grave, que também está se recuperando bem, graças a Deus, mas não tomou nenhuma dose de vacina”.

A vacinação em Teresópolis
Antônio Henrique relatou ainda que diminuiu a quantidade de pessoas que não aplicaram a segunda dose. “Hoje há em torno de 20% a 30% de faltas em relação à segunda dose. Estamos com algumas estratégias, quatro semanas atrás fizemos uma campanha de vacinação na Calçada da Fama, estamos querendo fazer em outro ponto movimentado da cidade para atrair mais pessoas para aplicar a segunda dose, esse é o nosso objetivo agora. Terceira dose nós tivemos até uma procura satisfatória, que são os idosos, que fazem uma adesão melhor na terceira dose. Ainda falta um público que nós estamos vacinando nos domicílios que ainda é mais demorado, mas estamos avançando. A preocupação é grande ainda com a segunda dose”, frisou. 

Nova determinação do MS
Nesta terça-feira, 16, o Ministério da Saúde anunciou a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses. A decisão, que será implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios, contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão. Inclusive aquelas que receberam a Janssen, cujo fabricante, inicialmente, recomendava a dose única. Porém, ainda não há previsão para tal mudança em Teresópolis. “Como toda imprensa, nós recebemos hoje também esse anúncio do Ministério da Saúde, não temos nada oficial, nenhuma nota técnica do Ministério explicando como eles vão fazer isso. Em nível de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, precisamos ter as vacinas, os imunizantes. O Ministério anunciou, mas não sei qual a estratégia de distribuição destes imunizantes, hoje basicamente a gente trabalha com a segunda dose um ou outro ainda chega para a primeira dose, infelizmente ainda chega um cidadão que não tomou a primeira dose e a dose de reforço  nós trabalhamos até os 60 anos, vamos baixando a faixa etária conforme for chegando novas remessas de vacinas. Fora isso nós não temos doses suficientes para atender essa nova demanda. Esperamos a nota técnica do Ministério da Saúde até para nos pronunciarmos sobre tal assunto”, destacou. 

Cuidados continuambs
O secretário fez ainda um alerta à população: “Nós precisamos alertar a população que o vírus não acabou, ele é circulante em nosso município embora o número de internação seja bem pequeno, nós temos três pacientes, mas certamente nós temos pessoas contaminadas que estão circulando no nosso município e isso só vai diminuir com a imunização. Então o apelo que eu faço para quê a população procure a segunda dose, agora nosso objetivo é bater aí 80% de imunizados com a segunda dose”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 07/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Jovem acusado de tráfico é preso no bairro do Pimentel

Guarda Civil Municipal promove ações pelo Maio Amarelo

Congresso da Juventude reúne mais de cinco mil pessoas em Teresópolis

Estácio promove semana sobre desenvolvimento socioemocional

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE