Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Expectativa de aumento na procura pela rede municipal de ensino

Secretária de Educação destaca pontos importantes e esclarece dúvidas recorrentes sobre o processo de inscrição

Isla Gomes

A secretaria municipal de Educação de Teresópolis iniciou, nessa segunda-feira, 09, e segue até dia 31 de outubro, a pré-matrícula online para alunos novos na rede municipal de ensino. O processo vale para o pré-escolar (pré-I e pré-II) e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2024. A pré-inscrição deve ser feita por meio do site da Secretaria de Educação, na aba de cadastro. É preciso ter em mãos o número do RG e CPF do responsável ou do representante legal, nome completo do estudante e qual ano escolar irá cursar em 2024. A equipe da Diário TV conversou com a Secretária de educação do município para esclarecer alguns tópicos sobre o programa.
“Nós estamos hoje, dia 9, iniciando a pré-matrícula para o ano de 2024, preciso frisar que é uma pré-matrícula ainda para o ensino fundamental, então os responsáveis das crianças que são da rede privada ou de outros municípios que queiram ingressar na rede pública municipal de Teresópolis devem nesse período, de 9 até 31 de outubro, acessar o site https://educacao.teresopolis.rj.gov.br/ , preencher seu cadastro direitinho para assim garantir uma vaga em 2024 na nossa rede”, explica Satiele Santos.

Expectativa da demanda
Há uma perspectiva de aumento de até 10% das matrículas na rede municipal da cidade. “O aumento na demanda de procura e de inscrição das escolas municipais apenas mostra uma boa organização na gestão da educação, nós estamos conseguindo ampliar a nossa rede de modo a ter uma procura de 10% a mais em cada ano que passa, isso é uma resposta de todo o trabalho que a gente vem desenvolvendo, não só a secretaria de Educação mas também todos os professores, diretos e engloba todos os envolvidos nessa dinâmica que exige tanto empenho que é a educação”, ressalta.

O processo de pré-matrícula vale para o pré-escolar (pré-I e pré-II) e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2024. Foto: Isla Gomes/O Diário

Dúvidas recorrentes
Satiele esclarece duas dúvidas recorrentes da população referentes aos procedimentos da pré-matrícula, sobre os alunos já inscritos e se é possível fazer a inscrição sem ser no site. “Quem já é matriculado na rede municipal de ensino não precisa participar do programa para fazer essa inscrição, quem vai mudar de escola por troca de segmento também não, pois já é uma troca automática que o setor de estatística faz com os diretores, então os pais que estão envolvidos nesse âmbito não precisam se preocupar, esse programa de pré-matrícula é só para quem quer realmente ingressar na rede pública e está vindo de escola privada ou de outro município”, pontuou.

Inscrições para as creches
O período para pré-matrícula para berçário, maternal e jardim nas creches municipais ainda será agendado e então divulgado, como elucidou a responsável pela Educação. “Esse é um segmento o qual a gente vem avançando na oferta de vagas, mas ainda temos algumas vagas que não foram contempladas, em janeiro nós abriremos a pré-matrícula para as creches, que inclui berçário, maternal e jardim, e com uma notícia muito boa, que é a ampliação de vagas nesse segmento da educação infantil das creches, que é um pedido que a população vem fazendo há muito tempo. Nós teremos equipamentos suficientes para atender aproximadamente mais 200 alunos na próxima pré-matrícula desse setor”, conclui.

“Em janeiro nós abriremos a pré-matrícula para as creches, que inclui berçário, maternal e jardim, e com uma notícia muito boa, que é a ampliação de vagas nesse segmento”, frisou Satiele Santos. Foto: Arquivo/O Diário

Detalhes e inscrição
É importante salientar que deverão ser selecionadas três opções de unidades de ensino de preferência na hora do cadastro, mas Segundo a Secretaria de Educação, as opções das escolas no cadastro não garantem vaga nas unidades escolhidas, pois a distribuição de vagas e alocação dos alunos está condicionada à verificação do endereço do aluno e de vagas disponíveis nas unidades próximas à residência.
A inscrição de pré-matrícula deve ser feita exclusivamente pelo site (www.educacao.teresopolis.rj.gov.br ). Para preencher o formulário de cadastro, é preciso ter em mãos o número do RG e CPF do responsável ou do representante legal, comprovante de residência em nome do responsável, nome completo do estudante e qual ano escolar irá cursar em 2024. A SME frisa que para concluir a pré-matrícula não será necessário anexar os documentos, apenas preencher os dados solicitados.


Edição 19/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura não paga e viação ameaça suspender transporte de idosos

Prefeitura encerra o “lixão da UPA”, denunciado pelo Diário

Lei Seca: 22 motoristas autuados em Teresópolis

Carro invade a calçada e bate na porta de loja, na Várzea

Teresópolis: Acordo da água ainda não foi homologado pela Agernesa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE