Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Falta d´água: Cedae diz que “precisou fazer manutenção emergencial”

Moradores de diferentes bairros ficaram vários dias sem abastecimento, mais uma vez...

Moradores de diversos bairros do município ficaram com as torneiras secas, mais uma vez em poucas semanas, devido a interrupção no abastecimento de responsabilidade da Companhia Estadual de Águas e Esgotos em Teresópolis. “Difícil ficar calado! Desrespeito da Cedae com falta d'água, com a desculpa da estiagem, não há vacina que cure. No Bairro dos Artistas estamos há quatro dias sem água, há quatro dias que o precioso líquido não chega nas torneiras. É uma vergonha. Nos últimos meses aconteceu várias vezes”, relata o empresário Edson Brasinha, que nesta sexta-feira se viu obrigado a almoçar em um restaurante porque não tinha água sequer para cozinhar em casa. Vale do Paraíso, Tijuca, Várzea, Vila Muqui e Loteamento Féo são algumas das outras comunidades que ficaram na mesma situação nos últimos dias, chegando ao extremo de não ter uma gota nas torneiras ou tendo que racionar ao extremo para não fechar a esse ponto.
Só para se ter uma ideia da gravidade do problema, nesta quinta-feira o restaurante “Tempero do Saad” divulgou nota através das redes sociais informando que não poderia atender aos seus clientes por conta da falta de abastecimento da Cedae: “Hoje não funcionaremos. Estamos desde terça-feira sem abastecimento de água em nosso bairro. Até ontem utilizamos nossas caixas d´água de reserva e ficamos na esperança que até hoje nossas caixas d´água estivessem sido reabastecidas. Porém, não aconteceu. Vamos tentar resolver, porque primeira vez que nosso bairro fica tanto tempo sem água. Então pedimos desculpas e amanhã estaremos de volta se Deus quiser. Não desista de nós”.
No final da manhã desta quinta-feira, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos para saber qual o motivo de mais uma interrupção do serviço em Teresópolis. Em nota, a Cedae informou que “executou manutenção emergencial no sistema que abastece parte do município” e que “O serviço foi concluído ontem e o abastecimento encontra-se em fase de normalização”.

Como funciona o abastecimento
O principal sistema de abastecimento do município – responsável por 95% do atendimento – fica em Providência, no Segundo Distrito, ao lado da foz do Paquequer. Mas não é do nosso principal rio que vem a água que chega às residências e estabelecimentos comerciais. A captação é feita no curso d´água ao lado, o Rio Preto. A estação desvia parte do líquido para um desarenador, que, como diz o nome, retém as partículas de areia. Nesse ponto também há gradeamento para evitar que galhos de árvore e outros materiais sejam levados até a elevatória. Em seguida, um conjunto de moto-bombas empurra a água, em um ritmo de 435 litros por segundo, para a localidade de Três Córregos.
E é nas proximidades do KM 71 da Rio-Bahia que acontece uma das principais etapas do processo, o tratamento da água que será distribuída aos teresopolitanos. Na ETA, o líquido chega a um grande tanque. Em seguida, vai para um sistema chamado floculação, canais onde a velocidade da água é reduzida e ela recebe sulfato de alumínio líquido, que serve para desestabilizar as partículas de sujeira. A próxima etapa são os grandes tanques de decantação, onde fica tempo necessário para a sujeira ir para o fundo. Depois a água vai para os filtros, passando por processo de desinfecção – cloração, alcalinização e fluoretação. É o tratamento fundamental para garantir uma água de qualidade, sendo nosso serviço referência há bastante tempo. Após o tratamento concluído a água é bombeada por mais seis quilômetros, ficando em reservatório no bairro da Prata com capacidade para seis milhões de litros. Dali,é distribuída para praticamente toda a cidade através de elevatórias em vários pontos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 21/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis diz que não tem como pagar o décimo terceiro dos servidores

Feirinha do Alto funciona em horário especial nos feriados de Natal e de Ano Novo

Forças de segurança prometem coibir “rolezinhos” com motos irregulares em Teresópolis

VEJA A LISTA: Leonardo divulga os nomes dos secretários municipais para 2025

Le Canton recebe o maior parque aquático inflável do estado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE