Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Franc Cuisine Bistrô: Restaurante com cozinha clássica francesa em Teresópolis

Restaurante também valoriza a gastronomia brasileira e os produtores locais

Restaurante também valoriza a gastronomia brasileira e os produtores locais

Nina Benedito
@ninabenedito

Teresópolis tem se desenvolvido através do turismo, da hotelaria e da gastronomia, e, no último dia 05, inaugurou mais um espaço gastronômico com uma cozinha muito recomendada, em um espaço amplo e uma culinária clássica francesa com uma pegada bem brasileira – misturando inclusive elementos da Amazônia ao menu. Comandado pelo Chef Douglas Franco, o Franc Cuisine Bistrô traz uma perspectiva nova de empreendimentos de alto nível para a cidade, elevando a qualidade de vida do teresopolitano. Com capacidade para receber até 150 pessoas, o restaurante possui vários ambientes, salão kids com brinquedos, uma adega com diversos rótulos, bar com drinks autorais, varandas, jardim arborizado em ambiente familiar. “Estamos chegando a Teresópolis muito felizes, a casa está linda, melhor do que a gente imaginava, com espaço bem amplo para toda família, crianças e pets”, destaca o Chef Douglas.


No menu uma pegada francesa clássica, mas também será servido massas, carnes, frutos do mar, com ostras frescas, polvo, futuramente vieiras dependendo da disponibilidade do fornecedor, mexilhão, enfim, um cardápio bem extenso e variado, além de várias entradas bem diferentes e muito saborosas. Além disso, o Chef proprietário fez questão de prestigiar os produtores locais. “Todo o gin da casa é de um produtor de Teresópolis, a gente trabalha 80% com produtos orgânicos, tudo que é consumido no prato, é orgânico, os drinks também são de produtos orgânicos”, enfatiza Douglas. “A gente tem vários produtores parceiros, como o Capril Gêneve por exemplo, que fornece todos os queijos de cabra. Temos vários produtores parceiros contribuindo com seus produtos, o que na Europa já é muito comum, prestigiar os produtores locais em um raio, e a gente tem uma cidade com muito insumo, muita gente boa trabalhando, então, vamos nos juntar e fazer um serviço de qualidade”, completa enfatiza.

Os sócios Luis Cláudio e Daniela Jones recepcionam os convidados junto ao Chef Douglas Franco

Prato especial do Chef
“O Pirarucu com Ratatouille é o meu preferido, primeiro porque ele está muito bonito, muito saboroso, e o Gin que é do meu coração, é um drink com cupuaçu, uma marca minha, acho que esses dois vão sair bem”, enfatiza. Com raízes amazônicas, o Chef é nascido em Belém do Pará e garante prestigiar a sua cidade natal também. “Todo menu que eu faço, tem que entrar alguma coisa da região, e aqui a gente vai ter bacuri, cupuaçu, pirarucu, cumaru, enfim, bastante coisa da Amazônia” declara.

Potencial
Nossa equipe conversou com os sócios Daniela Jones e Luis Cláudio, ambos do Rio de Janeiro e que viram em Teresópolis um potencial gastronômico e assim decidiram investir na cidade. “Espero que o restaurante seja um sucesso, que a cidade toda goste, inclusive os turistas”, declara Daniela.

Expectativa
“Eu estou muito feliz porque hoje é um evento privado e a cidade toda já está sabendo, o que é muito gratificante, pois já despertou a curiosidade, estão todos participando desse momento, a expectativa está muito alta”, enfatizaLuis Cláudio, sócio proprietário do restaurante. “Está saindo tudo como planejado, a ideia de ter um espaço para receber as pessoas sempre existiu, nós fazíamos isso em um espaço um pouco reduzido, e hoje a gente consegue receber até 150 pessoas no restaurante, então, está muito além das nossas expectativas, está perfeito”, finaliza.

Mais mulheres
“Eu acredito muito no empreendedorismo feminino, na minha empresa hoje 98% dos meus colaboradores são mulheres, acredito no empoderamento feminino, e aqui no restaurante a gente tenta contratar bastante a mão de obra feminina em um número maior, porque a gente qualifica essas pessoas, dá treinamento, e a gente acredita na mão de obra feminina”, destaca Daniela.

O restaurante oferece um espaço kids ideal para toda família

Menu de sucesso
“O macarrão Al Mare foi o prato que eu mais gostei, leva camarão, lula, mexilhão, polvo, todos os frutos do mar e aqui na cidade a gente sentiu muita falta disso , então trouxemos muitos frutos do mar para o restaurante”, relata a sócia proprietária.

O Moscow Mule da casa é feito com espuma artesanal

Drink Três Picos
“Um drink com um Gin produzido aqui na cidade, muitas pessoas ainda não conhecem, mas ele é ganhador de um prêmio, segundo lugar disputando com alguns rótulos conhecidos, e ele leva cumaru, é um drink fantástico chamado Três Picos”, destaca Luis Cláudio.

Barwoman
Quem comanda o bar do Franc Cuisine Bistrô é a barwoman Jéssica Fernandes, que junto com o Chef Douglas, criou a maioria dos drinks da casa homenageando ainda mais a cidade com os nomes das trilhas e cartões postais em suas bebidas servidas aos clientes. “Nós temos drinks com os nomes das trilhas turísticas, todos os cartões postais da cidade, que são drinks autorais do próprio restaurante” explica Jéssica. Destaque para o drink “Dois Bicos de Sebastiana” que é feito com o gin da cidade, geleia de cupuaçu produzida na casa de forma artesanal , que é um fruto da Amazônia, tônica e especiarias. Sobre os drinks batizados com os nomes das trilhas da cidade, Jéssica explica: “Quanto mais forte a trilha, mais forte é a bebida, conforme a trilha for mais intensa, mais intenso é o drink”.

Na adega vinhos que harmonizam com os pratos servidos no restaurante Franc Cuisine

Adega de vinhos
Segundo Eduardo Chagas, amigo dos sócios e que também é sommelier, a ideia inicial em uma casa que está inaugurando, são rótulos que harmonizem com os pratos servidos. “Cada prato tem a sua característica de gosto, de paladar, e buscamos a uva que harmonizaria com o prato para que a experiência gastronômica seja completa”, explica o sommelier. Na adega, vários tipos de vinhos para todos os gostos, vinho branco, rosê, tinto que não pode faltar de jeito nenhum em uma boa carta de vinho. “Como temos pratos de frutos do mar e ostras, esse tipo de produto pede um vinho mais ácido, como o vinho branco. Já o pato, carnes em geral, pede um bom vinho tinto com um certo tanino para harmonizar . É uma experiência realmente, poder provar a comida e beber um vinho e eles conversarem”, enfatiza Eduardo.

Destaques da Adega
Ainda segundo o sommelier, todos os rótulos foram escolhidos a dedo para o restaurante, mas alguns merecem um destaque especial, como o vinho nacional Agnus, de excelente qualidade, de intensa coloração vermelho rubi, um vinho macio, equilibrado que harmoniza muito bem com carnes vermelhas, massas e risotos com acompanhamentos mais condimentados e a base de queijo. “Apesar de não ser muito conhecido pelo público, nós temos muitos vinhos bons, contudo os encargos de impostos no país , muitas vezes o vinho estrangeiro chega com um preço mais acessível”, explica. Outro destaque da adega é o vinho Anubis, de origem argentina com aroma de frutas vermelhas, framboesa e cereja, com nuances de baunilha, perfeito para harmonizar com carnes vermelhas e queijo. Além dos espumantes que acompanham muito bem com frutos do mar.

Sobre o funcionamento
O espaço funciona de quinta a domingo, das 11h às 23h, sem intervalo para o almoço e jantar. “O cliente chega a hora que quiser, e já estamos planejando um Brunch aos sábados e domingos. Ainda mais em uma cidade turística onde os visitantes acordam mais tarde um pouquinho, é uma ótima opção, e nós vamos usar muito o jardim para o Brunch para o cliente vir de manhã e emendar até o almoço”, explica Douglas. O Franc Cuisine Bistrô está localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 1601 no Bom Retiro. Reservas através do Whatsapp (21) 2040-1933. No Instagram @franccuisine_bistro.

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura propõe parcelamento das contas de luz em atraso

Teresópolis vacina a população acima de 06 meses de idade contra a gripe

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Prefeito cancela lei municipal que proíbe o fechamento de avenidas para a realização de festas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE