Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Governo do Estado confirma quarta morte por febre amarela em Teresópolis

Foi divulgado no inicio da noite desta segunda-feira (5) o novo boletim confirmando a quarta morte por febre amarela em Teresópolis. A Prefeitura Municipal, através da secretaria de saúde, não divulgou nenhuma nova informação neste inicio de semana. De acordo com a secretaria estadual são sete casos confirmados e quatro óbitos em nosso município.

Boletim divulgado no inicio da noite desta segunda-feira, 5, pela secretaria de Estado de Saúde, informou mais uma vítima fatal pela febre amarela em Teresópolis, a quarta morte entre os sete casos sabidamente confirmados no município. Ontem foi sepultada a médica pediatra Eneida da Veiga Garcia Cunha, de 63 anos, e que seria a terceira vítima fatal. A pediatra Dra. Eneida, embora tenha como endereço a Ermitage, morava em Montanhas, mais próximo à Fonte Santa.

Apesar de confirmada a causa por familiares e colegas da médica, a prefeitura ignora o caso dela como sendo de febre amarela, e também não divulgou ontem nenhum boletim. Apesar da urgência de esclarecimentos sobre o assunto, ontem à noite, a última nota do site oficial da administração municipal tem data de uma semana atrás, 31 de janeiro, quando haveria somente quatro casos confirmados em Teresópolis: "um morador de Prata dos Aredes, de 48 anos e que veio a óbito no dia 7-1; um morador de Água Quente, de 64 anos, e que veio a óbito no dia 21-1; um morador da Fazenda Ermitage, de 54 anos, e um morador do bairro Fonte Santa, de 18 anos", citando a prefeitura ainda seis casos suspeitos, em investigação, de moradores dos bairros Tijuca, São Pedro, Recanto dos Artistas, Vieira, Água Quente e Ermitage.

Enquanto ignora oficialmente as mortes, e a gravidade da situação, na internet, e nos grupos de whatsapp, um audio do assessor de comunicação da prefeitura viralizou nos últimos dias, onde o assessor da prefeitura, e empregado do prefeito em sua rádio, diz em  programa de rádio "que não há caso de febre amarela em Teresópolis", e que está preocupado com os efeitos dessas notícias para o turismo local.

 

Site não atualiza informações enquanto fucnionários da Prefeitura trabalham na TV e rádio do Prefeito

A doutora Eneida da Veiga Garcia Cunha estava internada na UTI do Hospital da Fiocruz, em Manguinhos, com diagnóstico de febre amarela, conforme divulgou O DIÁRIO em sua última edição. Em postagem no Facebook divulgado pela colega médica Cláudia Lauand, na última terça-feira, 30, quando acreditava-se em sua recuperação e não havia a certeza da doença, "apesar de apresentar-se estável, seu estado de saúde é grave, seus rins e fígado estão parados, fazendo diálise diária, e, é quase certo que tenha que se submeter a um transplante de fígado", estas eram as suas condições de saúde uma semana atrás.

Pelo último boletim da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do RJ foram registrados até ontem 47 casos de febre amarela silvestre em humanos: 7 casos em Teresópolis, sendo quatro óbitos; 14 casos em Valença, sendo cinco óbitos; 6 casos em Nova Friburgo, sendo três óbitos; 1 caso em Petrópolis; 1 caso em Miguel Pereira, com óbito; 2 casos em Duas Barras; 2 casos em Rio das Flores, sendo dois óbitos; 1 caso em Vassouras; 4 casos em Sumidouro, sendo um óbito; 3 casos em Cantagalo, sendo dois óbitos; 1 caso em Paraíba do Sul, sendo um óbito; 2 casos em Carmo, sendo um óbito; 1 caso em Maricá; 1 caso em Angra dos Reis, sendo um óbito e 1 caso em Paty do Alferes.

O boletim do governo do Estado confirmou também as localidades com casos confirmados de febre amarela em macacos: 1 epizootia – Niterói, 1 epizootia – Angra dos Reis (Ilha Grande), 1 epizootia – Barra Mansa, 1 epizootia – Valença e – 1 epizootia – Miguel Pereira, observando que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela, doença que é transmitida somente através da picada de mosquitos.

A secretaria lembra que, ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), as pessoas devem informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado, reforçando a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do RJ informa que em 2018 foram registrados 47 casos de febre amarela silvestre em humanos:

 

– 7 casos – Teresópolis, sendo quatro óbitos

– 14 casos – Valença, sendo cinco óbitos

– 6 casos – Nova Friburgo, sendo três óbitos

– 1 caso – Petrópolis

– 1 caso – Miguel Pereira, sendo um óbito

– 2 casos – Duas Barras

– 2 casos – Rio das Flores, sendo dois óbitos

– 1 caso – Vassouras

– 4 casos – Sumidouro, sendo um óbito

– 3 casos – Cantagalo, sendo dois óbitos

– 1 caso – Paraíba do Sul, sendo um óbito

– 2 casos – Carmo, sendo um óbito

– 1 caso – Maricá

– 1 caso – Angra dos Reis, sendo um óbito

– 1 caso – Paty do Alferes

 

Número de localidades com casos confirmados de febre amarela em macacos:
 

– 1 epizootia – Niterói

– 1 epizootia – Angra dos Reis (Ilha Grande)

– 1 epizootia – Barra Mansa

– 1 epizootia- Valença

– 1 epizootia – Miguel Pereira

 

*A SES ressalta que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos.
 

Ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o cidadão deve informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ.

*A Secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

*O boletim leva em consideração o Local de Provável Infecção (LPI)

 

* informações atualizadas as 23:00

Tags

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE