Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mais dois presos praticando o furto de fios em postes em Teresópolis

Dessa vez dupla criminosa agia próximo a um condomínio, durante a madrugada

No início da madrugada desta quinta-feira, 07, foi realizado mais um flagrante de crime de furto em Teresópolis e, mais uma vez, envolvendo a retirada de fios da rede de telefonia e outros dados. Dois homens, de 28 e 32 anos, foram flagrados agindo nas proximidades de um condomínio na Estrada de Santa Rita, localidade do mesmo nome no Segundo Distrito do município. Quem percebeu a ação delituosa foi um funcionário desse local, que acionou o 30º Batalhão de Polícia Militar via 190. Uma equipe de DPO da região foi destacada para Santa Rita e conseguiu abordar a dupla antes que fugisse.
Os homens estavam em um Renault Clio de cor prata, que tinha no seu interior uma grande quantidade de fios, sendo estimado mais de 100 quilos do material arrancado de postes da região. Também foi apreendido um alicate e a escada utilizada pela dupla criminosa, encaminhada para a 110ª Delegacia de Polícia. O caso foi analisado pela autoridade policial de plantão, que determinou a prisão em flagrante dos homens.

Veículo utilizado na ação criminosa também foi apresentado na delegacia e ficou apreendido. Foto: Plantão Diário

Em plena luz do dia
Esse foi o segundo caso do tipo em poucos dias. Por volta das 8h30 do último domingo, dois homens, de 28 e 20 anos de idade, foram flagrados praticando o furto de fios de telefonia na Estrada José Gomes da Costa Júnior, no bairro da Posse. Para “disfarçar”, eles fingiam prestar serviço para uma empresa de telefonia. Porém, um Policial Civil da 110ª DP desconfiou da situação e resolveu aborda-los, questionando o que faziam no local. Além de veículo incomum para a prática desse serviço, um Gol de modelo antigo, eles não pareciam consertar nada na rede. Além disso, dentro do automóvel havia grande volume de cabos cortados. Não bastasse a situação mais do que suspeita, eles não souberam sequer informar o nome da empresa e, logicamente, fazer contato com um suposto responsável.
O PCERJ acionou reforço da Polícia Militar, que encaminhou ao local viatura do DPO Ermitage. A dupla foi encaminhada para a 110ª Delegacia de Polícia, onde foi descoberto que o mais velho já havia sido preso exatamente pelo mesmo motivo. De acordo com o Delegado Marcio Dubugras, eles vão responder por furto qualificado e interrupção de serviço telefônico. “Foi negado o arbitramento de fiança e serão apresentados na audiência de custódia. Um deles já tinha sido preso e condenado pelos mesmos crimes. Eles podem pegar até nove anos de prisão”, informou o Titular da 110 DP. Além dos 30 metros de fio retirados da rede, foram apreendidos dois alicates, uma escada de fibra de vidro e o veículo utilizado na ação criminosa.

Ferramentas dos bandidos, como esse alicate, também foram apreendidas e a informação anexada ao processo. Foto: Plantão Diário

Prejuízos
Geralmente esse tipo de material é furtado para ser removida a parte de cobre, que assim é revendida para empresas de reciclagem. Essa situação tem sido crônica em todo o estado, sendo realizadas pelas forças de segurança intervenções em empresas de reciclagem com o objetivo de evitar que elas continuem comprando material de procedência duvidosa e assim alimentando o crime. Nessa história, quem fica no prejuízo não somente as concessionárias de serviços como telefonia e internet, mas a população. Em uma localidade como Santa Rita, por exemplo, afastada da região central, acionar e aguardar o reparo de uma rede é sempre motivo de muita preocupação diante da demora para execução de tal serviço.


Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

LADRÕES DE RESIDÊNCIAS: Troca de tiros e quadrilha presa na Barra do Imbuí

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Bolsonaro não responde à PF em depoimento sobre golpe de Estado

Governo do Estado atua nas cidades afetadas pelas chuvas

Moradores denunciam possível foco do mosquito em casa abandonada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE