Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Possíveis candidatos a prefeito de Teresópolis em 2024

Passadas as eleições gerais, bastidores da política já costuram as candidaturas do ano que vem

Wanderley Peres

Passou a eleição do meio de mandato municipal, quando elegemos senador e deputados, e governador e presidente. Acabou também o ano e o carnaval já é na semana seguinte a que vem. Não tem mais desculpa, então, para não se falar da próxima eleição, de prefeito e vereadores, que ocorre no ano que vem e os preparativos para a disputa já começaram.

Sumidos aparecendo, antipáticos sorrindo, críticas à administração se soltando, soluções para tudo em comentários nas redes sociais… Os candidatos de 2024 já estão se articulando, e seriam mais de dez com essa pretensão em Teresópolis.

A quantidade se justifica porque a eleição que vem vai ser bem diferente da que passou. Além da máquina não estar no páreo, e quando está é até perda de tempo concorrer com ela porque os governantes sempre a usam despudoradamente em busca da reeleição, a máquina estadual também não reelegerá, e essas invejáveis estruturas que alavancam as candidaturas oficiais estarão inertes em 2024, quando os prefeitos vão estar mais preocupados em fechar as contas dos oito anos, enxugando os gastos e evitando o desperdício do dinheiro como promoveram nas candidaturas de reeleição. Sem as “Viúvas” do Estado e do Município bancando os candidatos oficiais, as chances serão bem mais justas ano que vem, daí uns dez já se animam a falar no assunto, sendo cotados nas esquinas e junto às lideranças políticas e partidárias.

O ex-prefeito Tricano se preservou na eleição passada visando a próxima e como sempre figura bem é um bom nome. O ex-prefeito Petto é outro que bem poderá colocar seu nome na urna mais uma vez e as referências a ele são sempre elogiosas, como o último prefeito do atual século “que completou o mandato” sem ser preso, cassado ou defenestrado. O ex-prefeito Celso Dalmaso colocou seu nome na urna na eleição de deputado não foi à toa. Foi bem e tomou gosto pelo voto de novo, não devendo ser descartado da disputa. A campanha, aliás, será favorável a quem tem experiência, por que a competência administrativa deverá ser o mais reclamado pelo eleitor ao final do governo de um prefeito incapaz como o que que vai estar deixando a prefeitura, se ainda estiver no cargo até lá.

Situação do vice-prefeito Dr Ari: “O vice de uma chapa vitoriosa por duas vezes pode disputar, em uma terceira eleição, a titularidade, já que, desta feita, não concorre ao cargo de vice, mas, sim, ao de titular. Para isso, não poderá substituir o titular nos seis meses anteriores à eleição”.

Com bom capital eleitoral, os ex-deputados Salomão e Luiz Ribeiro também poderão vir candidatos, como ainda o Dr. Maurílio. Suplente de deputado estadual bem votado em 2022, e presidente da Câmara Municipal, o novato Leonardo Vasconcellos é certo que vem candidato a prefeito, como também o ex-candidato a prefeito Alex Castellar, que apareceu bem na última disputa e de lá para cá viu o nome crescer por conta do seu trabalho na cidade a reboque do importante cargo que ocupa no governo estadual, de assessor especial do governador Cláudio Castro.

Protegido do deputado reeleito André Corrêa, que ocupa bom espaço na política teresopolitana, o vereador Rangel tem se destacado na Câmara, e numa dessas CPs a caminho, emplacando a cassação do prefeito, será nome forte como também não será fraco o nome que for apresentado pela Esquerda, os partidos do presidente Lula, que voltou ao poder e as ações sociais do governo federal poderão alavancar uma candidatura da legenda no município que agregue o lado positivo do governo. Embora exista uma má vontade do teresopolitano com a Esquerda, o nome da professora Maria Bertoche, possível única mulher da disputa, está numa crescente na política municipal e a possível candidata já participou do pleito à prefeitura antes, podendo repetir o feito até mesmo para marcar território. Em não sendo Bertoche, ainda tem a Carol Quintana, que foi candidata à Câmara e à Alerj e está em movimento.

Outros dois que também são lembrados nas conversas políticas visando a sucessão municipal são o empresário Ladmir Carvalho* e o vice-prefeito Ari. O primeiro, dizem que não vem por conta dos seus negócios. Mas, tem se soltado bastante o Ladmir ultimamente, conversando mais, buscando relação com pessoas importantes além do seu meio, e a forma como ocorreu o grande evento de reconhecimento da Assembleia Legislativa ao seu trabalho na cidade, na última semana, tem tudo a ver com a política. O outro, Ari Boulanger, já tem capital político e recursos não faltam a ele para impor uma candidatura a prefeito. O impeditivo à sua candidatura seria a questão legal, se pode ou não ser candidato, já que foi vice duas vezes seguidas.

Vereador Rangel tem o apoio do deputado Estadual André Correa

O prefeito não pode ser candidato, mas o vice, em não tendo assumido o cargo por vez nenhuma poderia. Consulta ao TSE, nesse sentido, Res. No 22.815 – DJ 24-6-2008, p. 20, confirma a possibilidade. “Consulta. Possibilidade. Vice-Prefeito reeleito. Candidatura. Prefeito. Eleições subsequentes. O vice-prefeito reeleito que tenha substituído o titular em ambos os mandatos poderá se candidatar ao cargo de prefeito na eleição subsequente, desde que as substituições não tenham ocorrido nos seis meses anteriores ao pleito”.

*Ladmir Carvalho divulgou nota confirmando convites de partidos mas informou que não tem interesse em ser candidato a prefeito de Teresópolis e explicou os motivos em resposta a um dos comentários

Edição 04/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE