Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura diz que “não há falta de atendimento pediátrico” em Teresópolis

Apesar da informação do número baixo de médicos, Secretaria de Saúde diz que problema é aumento sazonal da demanda

Luiz Bandeira

Durante produção de reportagem para o jornal O Diário sobre denúncias em relação à deficiência no atendimento pediátrico no município, nós buscamos de autoridades e entidades da área explicações acerca das queixas da população que chegaram até a Câmara de Vereadores e foram debatidas na sessão da última terça-feira, 18. Nessa apuração, cobramos também um posicionamento da secretaria municipal de Saúde sobre o grave assunto, mas somente na manhã desta quinta-feira, 20, através da Assessoria de Comunicação, recebemos um posicionamento do governo municipal negando a falta de prestação de um serviço adequado para os pequenos teresopolitanos. “A Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que atualmente não há falta de atendimentos pediátricos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a SMS, existe um aumento da demanda que é sazonal e que ocorre em todo o estado do Rio de Janeiro. Deste modo, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou visitação às unidades de saúde e ofereceu apoio com mais uma pediatria”.

Também pedimos informações do HCTCO sobre possível reforço nos quadros, já que há relatos de que, também pra quem possui plano de saúde, o atendimento na pediatria não supre a demanda atual, e ainda se o hospital fará maiores investimentos na área de pediatria. Porém, ainda não obtivemos resposta do setor de comunicação da unidade de saúde. Nós questionamos também o Hospital São José se futuramente tal especialidade pode voltar a ser oferecida na unidade. A Assessoria de Comunicação do HSJ, que faz parte da Rede Santa Catarina, emitiu a seguinte nota: “Nós, do Hospital São José, cujo perfil é voltado a alta complexidade, informamos que, desde dezembro de 2020, deixamos de atender a especialidade de Pediatria”. Sem o HSJ, quem tem plano de saúde só tem o Hospital das Clínicas para levar as crianças para todo o tipo de atendimento.

Vereador Dr. Amorim, há mais de 40 anos atendendo a população no setor de pediatria da Beneficência Portuguesa, afirmou que dois médicos pra atendimento a população não é suficiente

Profissional denuncia
O vereador Dr. Amorim que inclusive é médico pediatra, há mais de 40 anos atendendo no hospital da Beneficência Portuguesa, alertou em plenário, na última sessão da câmara, a falta de pediatra na unidade referência para o atendimento infantil no município. “O serviço de pediatria no município é terceirizado e a responsável é da Beneficência Portuguesa. Quanto a esse atendimento em pediatria, nós estivemos com a secretária de saúde, a subsecretária e o prefeito juntos e nós solicitamos mais um médico pediatra pra lá e a secretária ficou de, juntamente com o prefeito, ficaram de estudar pra que botasse mais um terceiro pediatra, porque realmente a quantidade de criança pra ser atendida lá, pra dois pediatras, é realmente muito grande”, denunciou o vereador.

Errata
Na matéria publicada nesta quinta-feira, 20, no jornal O Diário, informamos equivocadamente que a subsecretaria de atenção básica do município era a Dra. Ednéia Martuchelli, quando na verdade quem ocupa essa função atualmente é a Dra. Claudia Miguel, e por esse erro pedimos desculpas.


Compartilhe:

Edição 01/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

Prefeitura de Teresópolis tem a luz religada por força de liminar

60 motores de procedência suspeita encontrados em ferro-velho

Veículo de transporte de pacientes pega fogo na Serra

Dupla presa após invasão e furto de restaurante em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE