Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rede Municipal: 95% dos estudantes voltaram para o presencial

Secretária da pasta fala sobre a retomada, casos especiais e melhoria no transporte dos estudantes

Marcello Medeiros

Após um longo período, mais de um ano e meio, a rede municipal de educação voltou a funcionar quase que em sua totalidade em relação à presença daqueles que são fundamentais para a sua existência, os estudantes. Nesta segunda-feira, 08, foi efetivado o atendimento presencial nas unidades escolares gerenciadas pelo governo municipal, ficando de fora dessa retomada apenas alunos com previsão de atendimento especial no período da pandemia da Covid-19. Nesta terça-feira, 09, conversamos com a responsável pela pasta no município. Satiele Santos destacou a alegria dos jovens que há meses aguardavam o contato com os amigos e professores, os protocolos de segurança e adiantou a informação sobre a ampliação do número de coletivos para atender aos jovens e crianças – situação que vem sendo motivo de muitas reclamações nas últimas semanas.
“As escolas públicas municipais estavam abertas desde setembro, mas com quantitativo menor e divisão em grupos e rodízio, sendo algumas escolas até com três grupos. Agora todas puderam abrir para 100% dos alunos, que estão voltando com todos os cuidados previstos. Agradeço aos diretores, auxiliares e pessoal de apoio por tão recepcionar os nossos alunos. O sentimento que nós temos é de alegria e gratidão. Na segunda tivemos 95% dos alunos voltando e esses 5% que ainda não puderam são estudantes com alguma comorbidade, com atestado, laudo médico, e há casos que alguns responsáveis estão procurando as escolas para fazer um retorno diferenciado devido a questões particulares. Vivemos um sentimento de gratidão e alegria, um sentimento que as coisas estão voltando ao normal, a vida voltando ao normal, com muita alegria em nosso coração”, relatou a secretária de Educação à reportagem do jornal O Diário e Diário TV.
Satiele falou ainda sobre o questionamento em relação à necessidade de reformas ou mudanças físicas em unidades escolares para atender ao momento de pandemia que ainda vivemos. “Esse é um tema que vai ficar sob luz por algum tempo. A maioria das unidades conseguiu fazer reparos físicos, não falando de reparo com aparatos sanitários, como álcool gel ou uso de máscaras, o que já está organizado. A maioria conseguiu fazer adequações com os repasses da GEFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada), que a prefeitura passa diretamente para os diretores para pequenos reparos e adaptações. Para casos de necessidades em intervenções estruturais maiores, precisamos solicitar que a secretaria de Obras que faça os serviços conosco”, frisou.

Cuidados continuam
O retorno de todos os alunos da rede municipal às salas de aula foi organizado com as equipes diretivas e segue obrigatório, seguindo os protocolos sanitários, o uso de álcool em gel e de máscaras. “Estamos acompanhando os números da Covid, junto com a secretaria de Saúde, e é um momento de muita alegria por estarem baixos, estáveis, mas isso não significa que vamos relaxar. Continuamos com o protocolo previsto, de álcool, máscaras, etc”, destacou Satiele, informando que, em situação de algum caso confirmado, cada unidade de ensino tem um protocolo diferente para agir e evitar a disseminação da doença. Desde setembro, quando teve início o sistema híbrido, a Secretaria de Educação está realizando a manutenção de totens com álcool em gel, tapetes sanitizantes, máscaras, marcações de distanciamento, e orientado sobre os procedimentos de segurança.

Mais ônibus
Em nota, divulgada também nesta terça, a prefeitura informou que por conta do retorno das aulas 100% presenciais na rede municipal de ensino solicitou à Viação Dedo de Deus o aumento dos horários de ônibus para melhor atender a população. “De acordo com a Viação Dedo de Deus, entraram em operação 10% a mais de linhas de ônibus. Até este fim de semana, a empresa mantinha 78 ônibus circulando, número que aumentou para 89 nesta segunda-feira, 08/11, e até o fim de semana serão 91 ônibus. A Viação informa ainda que investiu em cinco ônibus novos, dos quais três foram entregues e dois chegarão na cidade ao longo da semana”, destaca o documento encaminhado para a imprensa.

Cartão-alimentação
Mesmo com o retorno do ensino presencial, ainda será feita em novembro a última recarga do cartão-alimentação escolar, benefício concedido desde abril de 2020 para todos os alunos da rede municipal com o objetivo de complementar a nutrição dos alunos durante o período de ensino remoto e híbrido. No caso das escolas, segundo a PMT, as despensas foram abastecidas com todos os produtos e alimentos necessários para o preparo das refeições dos alunos (café da manhã, almoço, lanche e jantar).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Desconto “FAKE NEWS”: Água continua sendo cobrada com cerca de 100% de aumento

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

PM apreende motos que eram de leilão em Bonsucesso

Com a Beneficência lotada, crianças ficaram sem pronto atendimento na Saúde

Rua do Hospital São José interditada neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE