Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Saiba como pedir a segunda via da CNH pela internet

Órgão oferece procedimento virtual para evitar acesso ao posto do Detran.RJ

Você sabia que é possível solicitar a segunda via de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem ir ao posto do Detran.RJ? Desde outubro de 2022, é muito simples fazer a solicitação de forma totalmente virtual, pelo Posto Digital do Detran, sem a necessidade de agendamento para atendimento presencial. O cidadão só precisa comparecer à unidade do Detran de sua escolha na hora de receber o novo documento.
Vale lembrar que, pedindo a segunda via no Posto Digital (acessado pelo site do Detran ou pelo aplicativo), o usuário não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais em sua CNH, pois o sistema do Detran.RJ vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão para produzir nova cópia impressa e digital do documento. Se quiser fazer alteração de dados, o requerente terá de comparecer a um posto. “Ao oferecer a segunda via de CNH de forma simplificada, pela internet, o Detran.RJ deu importante passo para facilitar a vida dos usuários, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis. Melhorar a qualidade do atendimento é uma das principais metas do Governo do Estado”, diz o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.
O processo de segunda via de CNH é ainda mais simples que o da renovação simplificada da carteira via Posto Digital, pois para renovar a CNH o usuário precisará comparecer a um posto, sem agendamento, para fazer nova foto e identificação biométrica. Mesmo assim, apenas 2.132 usuários solicitaram a segunda via pelo Posto Digital de outubro de 2022, quando o serviço foi lançado, até outubro de 2023. A maioria dos usuários continua indo ao posto.

Segunda Via de CNH Simplificada
A segunda via de CNH é solicitada nos casos de extravio, dano ou rasura, e também de roubo ou furto do documento original, sempre dentro do prazo de validade. No Posto Digital, será obrigatório indicar o número do Duda pago pelo serviço de segunda via (código 214-3, no valor de R$ 183,24). Se a carteira estiver vencida ou próxima do vencimento, o serviço indicado é a renovação de CNH.
Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa, como as vítimas de furto ou roubo, continuarão abrindo processo administrativo presencialmente na sede do Detran ou nas Ciretrans, apresentando o Registro de Ocorrência. Caso optem por requerer a segunda via no Posto Digital será preciso pagar o Duda do serviço.
O documento original precisa ter sido emitido no Estado do Rio. Condutores com a última CNH emitida em outro estado devem solicitar a averbação da habilitação antes de requerer o documento. Para obter a segunda via da CNH não é necessário fazer exame médico.

Mais sobre o Posto Digital
O Posto Digital está disponível no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Posto Digital Detran.RJ, que pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS. Foi lançado pelo Detran.RJ em 2021 e permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos.
Além da segunda via, também já é possível solicitar, de forma simplificada, a renovação da CNH. Neste caso, o usuário terá de comparecer ao posto, sem necessidade de agendamento, apenas para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais – e, depois, para pegar o documento. Pelo Posto Digital, o usuário também pode obter o documento de licenciamento anual de seu veículo, verificar quantos pontos recebeu com multas de trânsito, entre outras coisas. Para acessar o Posto, é necessário ter cadastro no portal gov.br, do Governo Federal.

PASSO A PASSO
1 – Pagar o Duda de Segunda Via de CNH (Código 214-3), obtido no site do Bradesco;
2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) ou no aplicativo de celular, e clicar na aba Habilitação;
3 – Clicar na aba ‘Segunda Via da CNH – Solicitar’;
4 – Indicar o motivo de sua solicitação: extravio, rasura, roubo ou furto, etc;
5 – No caso de roubo ou furto, confirmar se quer continuar a fazer pelo Posto Digital;
6 – Informar o número do Duda pago;
7 – Conferir os Dados Biográficos registrados no sistema e confirmar a veracidade deles;
8 – Conferir o endereço e o CEP de residência registrados no sistema;
9 – Informar a unidade do Detran onde deseja retirar a CNH impressa;
10 – Confirmar a solicitação de Segunda Via marcando ‘Sim’;
11 – Concluir o processo clicando em ‘Solicitar’;
12 – Aguardar o processamento biométrico online;
13 – Imprimir o Formulário Renach, com os dados de seu pedido;
14 – Após 7 dias úteis, buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE