Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

XVIII Festival PoÊterÊ: 12 horas de arte, cultura e poesia em Teresópolis

Evento organizado pelo Centro Cultural FESO Pro Arte vai reunir artistas locais e convidados de todo o país

Em novembro, Teresópolis vai respirar 12 horas ininterruptas de arte, cultura e poesia. É que o Centro Cultural FESO Pro Arte recebe, dia 24, o XVIII Festival PoÊterÊ, uma maratona artística que contemplará dois palcos, um concurso literário, espaço gastronômico e exposições e venda de livros e de artesanato. O evento, com entrada gratuita, acontecerá das 10h às 22h. O PoÊterÊ vai reunir artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Além dos artistas, estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e de escolas públicas municipais e estaduais são convidados a participar com apresentações diversas.  
A diretora geral do Festival, Michelle Bronstein, explica que, este ano, o tema do evento será “A Sátira e a Poesia”. Dentre os destaques da programação estão as presenças do cineasta Silvio Tendler e da atriz e poetisa Elisa Lucinda; o coral da Faetec, do Rio de Janeiro; a apresentação "Harmonitango vira Harmonibrega", que terá a participação especial do comediante Marcelo Madureira, e o show da banda Big Time Orchestra. “Este ano teremos 51 poesias inscritas nas três categorias. Acredito que será um belíssimo festival. Teremos sete escolas públicas e particulares da cidade participando, além de duas escolas de música e duas escolas de dança. É uma oportunidade de se fazer um intercâmbio com artistas que já estão consagrados e pessoas que estão começando”, diz Michelle.
Realizado tradicionalmente entre os meses de novembro e dezembro, o PoÊterÊ reúne as sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores). Anualmente, em cada edição do Festival, figuram ícones da literatura e poesia brasileira.
Ao longo destes 18 anos, foram homenageados com a estatueta PoÊterÊ, personalidades como Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Ricardo Cravo Albin, Nélida Pinõn, Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colassanti, Ivan Lins, Sílvio Tendler, Domício Proença Filho, Henrique Morelembaun, entre outros. “Em 2017, recebemos como patronesse homenageada do Festival a historiadora Mary Del Priore. Este ano entregaremos nossa homenagem maior ao compositor e maestro Edino Krieger, assim como o título de Personalidade Poética do ano, ao pintor e poeta Vidoc De Las Casas”, conta Michelle. A programação completa do XVIII Festival PoÊterÊ está disponível no site: www.unifeso.edu.br/cultural/poetere.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 21/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis diz que não tem como pagar o décimo terceiro dos servidores

Feirinha do Alto funciona em horário especial nos feriados de Natal e de Ano Novo

Forças de segurança prometem coibir “rolezinhos” com motos irregulares em Teresópolis

VEJA A LISTA: Leonardo divulga os nomes dos secretários municipais para 2025

Le Canton recebe o maior parque aquático inflável do estado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE