Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Antigo PAM da Barra pode dar lugar a uma clínica de olhos

Verba federal já empenhada e plano é inaugurar unidade de saúde no ano que vem

Luiz Bandeira

O presidente do poder legislativo municipal, Leonardo Vasconcellos, afirmou na última sessão da Câmara de Vereadores, no dia 11, que mantém conversas com a secretária municipal de Saúde, Dra. Clarissa Guita, e com o prefeito Vinicius Claussen, sobre a intenção de construir uma clínica de olhos onde funcionava o PAM da Barra, pedindo inclusive um levantamento da situação do imóvel, na Rua Alexandre Fleming, Barra do Imbuí, porque segundo o vereador, “já há recurso federal, de emenda impositiva de autoria do deputado federal Marcelo Crivela, para a construção de tal centro de tratamento oftalmológico em Teresópolis para atendimento inclusive de pacientes de outras cidades da Região Serrana”. Ainda de acordo com o presidente da Câmara, há a garantia do governo federal e “que só falta o terreno para então construir essa unidade de saúde”. “Já está tudo licitado para a construção. Já tem planta para ser adaptada de acordo com o espaço, mas já existe um modelo, eles vêm aqui e fazem. O prefeito recebeu muito bem. Quem sabe a gente consegue ano que vem inaugurar uma obra do governo federal? Porque há muitos anos que o governo federal não pendura uma lâmpada em Teresópolis, a verdade é essa”, revelou o vereador Leonardo Vasconcellos.

O PAM da Barra era conhecido como “mini-hospital” tal importância para a população a antiga unidade de saúde


Em 2019 a Prefeitura de Teresópolis anunciou que iria garantiu o serviço de Oftalmologia de alta complexidade no município, aumentando a oferta de serviços na área de saúde para a população, através do SUS, diminuindo a necessidade de atendimento em outros municípios. Antes, as cirurgias eram realizadas em Niterói. O hospital credenciado para realizar os serviços de oftalmologia de alta e média complexidade pelo SUS na cidade atualmente é o Hospital São José. Com a oferta deste serviço de Oftalmologia, é possível realizar cirurgias, exames e consultas ambulatoriais pela rede municipal de Saúde. Além disso, segundo anunciado pela prefeitura, a articulação junto ao Governo do Estado proporcionou trazer para o município a realização de cirurgias de cataratas pelo SUS no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Otaviano.

As imagens aéreas mostram que no local onde cerca de 10 mil teresopolitanos eram atendidos por mês, um matagal tomou conta e não há nem vestígios do antigo PAM da Barra – Rodrigo Medeiros

Vizinhança preocupada
Apuramos no local que moradores da Rua Alexandre Fleming lamentam que o governo volte a utilizar o espaço que pertence ao município para a construção de uma nova unidade de saúde, com a alegação de que com o movimento ocasionado pelo atendimento popular venha junto confusão, tumulto e muitos veículos circulando em uma via essencialmente residencial.

Promessa não cumprida
Em junho de 2010, o imóvel do antigo PAM da Barra foi demolido com a intenção de construir uma nova Unidade de Saúde que funcionaria no mesmo endereço até o final daquele ano. A expectativa do governo Jorge Mário era de reativar àquele que já havia sido o maior posto de atendimento médico da cidade, com 800m², ampliando assim a cobertura na atenção básica do município. Não houve a tão aguardada construção e veio o abandono do terreno que hoje está completamente tomado pelo mato. Quando o governo decidiu pela demolição do PAM da Barra, quatro vereadores médicos exerciam mandato, a maioria externou insatisfação com o sucateamento da unidade de saúde, porém nenhum deles conseguiu mobilizou esforços para impedir tal demolição. Na ocasião houve a criação de uma Comissão Parlamentar Especial, para os vereadores avaliarem os efeitos do fechamento do posto e tratar diretamente com o secretário de saúde para reverter a intenção do governo de acabar com o PAM, porém a unidade de saúde acabou sendo demolida.

Durante o período que sofreu com o abandono do governo municipal, o prédio do PAM da Barra foi visitado pelo jornalismo do Diário que revelou o estado precário do patrimônio público. Prédio foi referência no atendimento nessa região por um longo período – Arquivo Diário

Posse, demolição e abandono
Em 2009 a prefeitura conseguiu a posse definitiva do Posto de Atendimento Médico Jolden de Souza Campos, o PAM da Barra. Na ocasião a unidade de saúde estava fechada há cerca de sete anos e pertencia ao Ministério da Saúde, sendo cedido ao município, que, após doação, passou a ser responsável pelo imóvel e poderia com isso, receber verbas para administrá-lo. As obras de demolição do antigo PAM foram iniciadas no mês de junho de 2010, e a construção de uma nova Unidade de Saúde que funcionaria no local deveria ser concluída no final daquele ano.

Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Desconto “FAKE NEWS”: Água continua sendo cobrada com cerca de 100% de aumento

Com a Beneficência lotada, crianças ficaram sem pronto atendimento na Saúde

Rua do Hospital São José interditada neste sábado

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE