Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Líderes comunitários apresentam demandas ao governo municipal

Promessa é que algumas ações serão realizadas através da Casa do Trabalhador

Em reunião com presidentes de associações de moradores na última terça-feira, 27, o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e o Ouvidor Geral, Leonardo Manso, receberam várias demandas das lideranças comunitárias para elaborar um calendário de atividades a serem postas em prática pela Casa do Trabalhador. Também participou do encontro Márcia Faria Asthine Neves, presidente do Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, que detalhou o trabalho realizado pela instituição na comunidade, assinalando a importância da aproximação com as associações de moradores. "Após ouvir as solicitações sobre as principais qualificações que os líderes comunitários preferem que sejam realizadas, de acordo com o perfil dos trabalhadores locais, nós explicamos os serviços oferecidos pela Casa do Trabalhador e começamos a elaborar um calendário de atividades para ser posto em prática em agosto", explicou Lucas Guimarães.
Esta foi mais uma ação de aproximação da Prefeitura com as lideranças comunitárias. "Desde 2019 a Ouvidoria vem auxiliando a legalização das associações de moradores e ouvindo as principais demandas para que os bairros recebam importantes projetos municipais. Entre eles, o programa Gari Comunitário, de zeladoria das comunidades", relatou o Ouvidor Geral, Leonardo Manso.
Inaugurada no dia 6 de julho e instalada no bairro de São Pedro, a Casa do Trabalhador, que veio em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Trabalho, oferece preparação, formação e qualificação da população para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda. Localizada na Rua Luís Noguê Junior, 100, São Pedro, a Casa do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, com atendimento das 9h às 18h.  

Capacitação e empreendedorismo
Durante a reunião com os presidentes de associações de moradores, o secretário municipal Lucas Guimarães destacou que a Casa do Trabalhador tem toda a estrutura tanto para qualificar os trabalhadores para inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho formal como para preparar os interessados a serem autônomos bem-sucedidos em suas profissões. O órgão público abriga o SINE, com local de entrevistas de candidatos a vagas de emprego, e tem salas de informática, de curso técnico para área de beleza, sala para qualificação teórica, instalações para treinamento voltado para o segmento hoteleiro (com doação de material pelo Hotel Le Canton e apoio do Teresópolis Convention & Visitors Bureau) e para qualificação da construção civil.
Também foi apresentada a proposta de realização do Espaço do Empreendedor Itinerante. A iniciativa da Gestão Municipal é liderada pelas Secretarias Municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e leva vários serviços públicos da Prefeitura aos bairros. Entre eles, cadastro no SINE, acesso a crédito (MEI), CadÚnico e capacitação profissional. Os líderes comunitários vão definir os dias e horários de sua preferência para que o seu bairro receba o projeto.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Diário TV entrevista André Português, prefeito de Miguel Pereira

Com Romário, America inicia preparação na Granja Comary

30º Batalhão de Polícia Militar tem novo comando

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

PM flagra adolescente vendendo crack em São Pedro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE