Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis ganha quatro centros de atendimento e testagem

Unidades vão atender pacientes com sintomas identificados pelo aplicativo "Minha Saúde"

A Prefeitura de Teresópolis está implantando quatro centros de atendimento e testagem de pacientes com sintomas suspeitos identificados pela autoavaliação no aplicativo “Minha Saúde”, adotado pelo município para monitoramento de casos em potencial de contaminação por Covid-19. A capacidade de testagem dos centros de atendimento é de 80 testes por dia. Nesta sexta-feira, 19, começou a funcionar o centro de atendimento na Rua Dr. Aleixo, 85, na Várzea, de segunda a sexta, de 8h às 18h. No Segundo Distrito, o centro montado na Unidade Básica de Saúde de Água Quente funcionará às terças e quintas, de 8h às 18h. Já no Terceiro Distrito, a unidade foi montada na Capela Santa Rosa de Lima, no bairro Santa Rosa, com funcionamento nas segundas, quartas e sextas, também das 8h às 18h. No Ginásio Pedrão, onde já funciona o Centro de Atendimento 24 horas, também serão feitos testes, no horário das 8h às 18h, seguindo o mesmo protocolo dos outros três centros de atendimento e testagem. “De acordo com a autoavaliação que o paciente faz pelo aplicativo, a Secretaria de Saúde entra em contato, por telefone, para confirmar os sintomas suspeitos e, se for o caso, agendar o teste em um dos centros de atendimento e testagem mais perto de onde a pessoa mora”, explica Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.
De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, para o atendimento nos centros de triagem têm prioridade: idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto. Paciente com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) é acolhido e avaliado, conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID-19 ao fazer a ficha na triagem. Após classificação, pode ser encaminhado para testagem. De acordo com a avaliação clínica, é definido se há a necessidade do isolamento domiciliar, encaminhamento para urgência e emergência (UPA 24 horas) e, nos casos mais graves, internação hospitalar através da regulação municipal. O município conta também com o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e Atenção Básica, como rede de apoio.
A iniciativa é parte integrante do Programa Estratégico de Testagem (PET), mais uma estratégia implantada pela Gestão Municipal e que tem o objetivo de identificar o percentual de teresopolitanos contaminados e com anticorpos para o vírus da Covid-19. Para isso, está em andamento processo licitatório para compra de até 50 mil testes rápidos. De acordo com a Secretaria de Saúde, até esta quinta-feira, 18, o município realizou 3.215 testes nas redes pública e privada, entre PCRs e testes rápidos.
O aplicativo está disponível, gratuitamente, nos sistemas Play Store e IOS e permite realizar triagem, monitorar sintomas e estabelecer contato direto entre o cidadão e o serviço de saúde do município notificados pela autoavaliação no aplicativo “Minha Saúde” adotado pelo município para monitoramento de casos em potencial de contaminação por Covid-19.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis com alterações no trânsito para o Congresso da Juventude

MAIO LARANJA: Conselho Tutelar de Teresópolis levanta bandeira contra violência sexual infantil

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

MPRJ obtém condenação de 25 anos para vereador que liderava esquema de ‘rachadinha’

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE